Viena, capital da Áustria, é uma cidade encantadora, onde a bela arquitetura, a música erudita, a valsa, as charretes que circulam pela cidade, o famoso Rio Danúbio, homenageado na valsa Danúbio Azul de Johann Strauss, deixam os seus visitantes com a impressão de que a cidade foi tirada de um conto de fadas.
Não se pode deixar de lembrar que daquele pequeno país surgiram escritores e artistas que se destacaram pelo mundo, como: Strauss, Mozart, Freud (que nasceu na Morávia - à época em que pertencia ao Império Austríaco), dentre outros.
1. COMO CHEGAR:
Visitei Viena utilizando os serviços da Vueling, empresa aérea espanhola de baixo custo, tendo feito o trecho Madrid - Viena.
Site da Vueling: http://www.vueling.com/PT
2. ONDE SE HOSPEDAR:
Viena é uma cidade que oferece uma grande variedade de hotéis, mas tratarei aqui apenas do que tive a oportunidade de conhecer.
- Suite Novotel Wien City: o quarto é bem confortável e espaçoso, o café da manhã pago à parte e a equipe de recepção é bem atenciosa. Está localizado próximo à estação de metrô Vorgartenstrasse, o que facilita a locomoção pela cidade, sem falar que está a apenas uma estação do Rio Danúbio (Estação de metrô Donauinsel) e do parque de diversões Wiener Prater (Estação de metrô Praterstern Bf), onde está localizada a roda gigante considerada um dos símbolos de Viena, a Wiener Riesenrad (falarei mais abaixo sobre ela).
Site do hotel: http://www.accorhotels.com/pt-br/hotel-3720-novotel-suites-wien-city-donau/index.shtml
3. MOBILIDADE URBANA: o transporte público funciona bem e há em várias partes da cidade aluguel de bicicletas elétricas.
Site do mapa do metrô: http://mapa-metro.com/mapas/Viena/mapa-metro-viena.png
OBS.: não esqueça de validar seu bilhete do metrô antes de entrar no vagão.
Site do CityBike Wien (sistema de uso de bicicletas públicas de Viena):
http://www.citybikewien.at/
4. COMO VISITEI OS PONTOS TURÍSTICOS:
Visitei os pontos turísticos utilizando o ônibus panorâmico hop on hop off - Vienna Sightseeing, o qual possui 05 rotas.
Site: https://www.viennasightseeing.at/en/hop-on-hop-off/
5. LUGARES QUE VISITEI USANDO O ÔNIBUS HOP ON HOP OFF VIENNA SIGHTSEEING:
a) STATE OPERA: o prédio da Ópera Estatal de Viena chama a atenção por sua arquitetura imponente. Como o próprio nome já diz é uma casa de ópera, famosa pelos seus espetáculos.
b) STADTPARK: é o parque da cidade que é repleto de vegetação. Local agradável para passear, passar o tempo e onde há um monumento em homenagem a Johann Strauss, muito fotografado pelos visitantes.
c) KURSALON: é uma bela casa de ópera, localizada na área do Stadtpark.
- Próximo ao Kursalon fica localizada a Praça Beethoven.
d) MUSEU DE HISTÓRIA DA ARTE DE VIENA (Kunsthistorisches Museum): o prédio desse museu impressiona por sua beleza e também pelo bem cuidado jardim que o cerca. Quando de sua visita, pode-se conhecer também o Museu de História Natural, que está localizado a sua frente.
Monumento à Maria Theresa localizado entre o Museu de História da Arte e o de História Natural
e) MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL (Naturhistorisches Museum): de arquitetura tão imponente quanto o Museu de História da Arte.
f) PARLAMENTO (PARLAMENT): prédio construído em estilo neogrego com fonte e estátuas adornando, é, sem dúvida, mais um belíssimo prédio de Viena.
g) K. K. HOFBURG THEATER: é o Teatro Nacional Austríaco.
h) SIGMUND FREUD MUSEUM: local onde Freud viveu boa parte da sua vida e atendeu seus pacientes.
i) SCHWEDENBRÜCKE: local onde se pega o passeio de barco que leva de Viena a Bratislava, na Eslováquia. Fica localizado na Schwedenplatz e desse local se pode ir a pé, fazendo uma boa caminhada, à chamada parte comercial de Viena e visitar a Catedral de Santo Estevão (Stephansdom), um dos símbolos da cidade.
OBS.: em outra postagem falarei sobre o passeio de Viena à Bratislava.
OBS.: em outra postagem falarei sobre o passeio de Viena à Bratislava.
A área central de Viena, onde fica a Catedral de Santo Estevão, é muito bonita, repleta de bares, restaurantes, cafeterias, sorveterias, lojas de grife, monumentos e belas igrejas. Além disso tudo, ainda se pode fazer um romântico passeio de charrete pelo local.
Se quiser ir de metrô à região da Catedral de Santo Estevão, deve seguir até a estação Stephanplatz, linha U1.
Abaixo há uma pequena lista de lugares que podem ser visitados no centro de Viena:
- Stephansdom: catedral construída em estilo gótico com telhado colorido. Uma bela construção que chama atenção de longe por causa da altura de sua torre.
- Hofburg: Palácio Imperial de Hofburg, onde está localizado o Museu da Imperatriz Sisi.
- Österreichische Nationalbibliotek: O prédio da Biblioteca Nacional de Viena é mais um belíssimo prédio dessa cidade encantadora.
- Peterskiche: Igreja de São Pedro.
- Pestsäule: escultura erigida em referência ao fim da peste negra.
Fotos diversas do Centro:
6) FORA DO HOP ON HOP OFF:
- SCHÖNBRUNN: o Palácio Schönbrunn, conhecido como o Versalhes de Viena, encanta não só por sua arquitetura, mobiliários, obras de arte e toda a história que o cerca, como também por seu lindo e bem cuidado jardim. Essa é uma visita que requer bastante tempo para aproveitar cada lugarzinho desse palácio. Vale muito a pena a visita!
COMO CHEGAR: estação de metrô Schönbrunn, linha U4.
COM CRIANÇAS:
- WIENER PRATER: um parque de diversões onde está localizada a roda gigante considerada um dos símbolos de Viena, a Wiener Riesenrad, uma das mais antigas do mundo. Nesse local, além dos brinquedos, há, também, o Museu Madame Tussauds de Viena - museu de cera.
Site do Wiener Prater: http://www.prater.at/GeneralInformation.php?LI=1
Site do Madame Tussauds de Viena: https://www.madametussauds.com/Wien/en/
COMO CHEGAR: Estação de metrô Praterstern Bf, linhas U1 e U2.
Madame Tussauds de Viena
Wiener Riesenrad
À NOITE: a região do centro de Viena é muito atrativa, tanto de dia quanto de noite. A região é repleta de bares, restaurantes, sorveterias e cafeterias e os monumentos ficam muito bem iluminados, o que rende boas fotografias.
COMO CHEGAR: Estação de metrô Stephanplatz, linha U1.
UM BELO PÔR DO SOL: se quiser curtir um belo pôr do sol, vale a pena fazer uma visita à região do Rio Danúbio.
COMO CHEGAR: Estação de metrô Donauinsel, linha U1.
Veja no VÍDEO abaixo um pouquinho mais de Viena:
Essas são minhas dicas para aproveitar essa linda cidade. Se tiver gostado, curta a postagem, comente, recomende aos amigos e compartilhe. Até breve!