Pequenas Recordações

Pequenas Recordações

sábado, 27 de fevereiro de 2016

COLECIONISTAS: SOUVENIRS e POSTAIS


#COLECIONISTAS

Cada pessoa tem suas preferências, coisas que atraem sua atenção, dão-lhes prazer. Viajar sempre foi uma das coisas mais prazerosas para mim e nessas minhas andanças, descobri o prazer de colecionar souvenirs. Alguém pode perguntar, por que colecionar souvenirs? Imediatamente, a resposta que vem a minha cabeça é: "ter algo ao alcance que te 'transporta no tempo' e trás à memória momentos especiais e inesquecíveis não tem preço.". Foi esse sentimento de nostalgia que me fez tomar a iniciativa de ser uma colecionista de souvenirs. Como disse Ibn Battuta: "Viajar te deixa sem palavras, em seguida, te transforma em um contador de histórias." e é assim que me sinto ao chegar de cada viagem, uma verdadeira contadora de histórias que carrega em sua bagagem objetos que ajudam a contá-las.

Alguns souvenirs de minha coleção


Na frase a seguir, João Carlos Tiburski e Gisele Scalco Sutil (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) falam um pouco sobre os Colecionistas:

"Há homens que colecionam sonhos, sombras, memórias, cavalos, automóveis, mulheres e pesadelos. Uns guardam dinheiro. Outros guardam livros e quadros em estantes, paredes ou em cofres fortes. Que delírio poético e econômico norteia esses seres que passam a vida colecionando coisas? Que instinto fez com que os primeiros homens guardassem os fósseis e as pedras trabalhadas pelo tempo e pelo vento? Que desejo é esse que faz com que os meninos organizem álbuns de figurinhas e as meninas pétalas de rosas ou asas de borboleta nos diários? Sem entrar nas razões psicanalíticas ou imaginárias, a verdade é que o colecionador é uma espécie de homem-museu que tenta elaborar com imagens ou objetos a história do homem."

Você pode estar se perguntando o motivo dessa postagem e eu lhe digo que ao saber, através da Instagramer @alinebgusmao sobre o lançamento da coleção de esmaltes da marca Risqué, denominada Colecionistas, a qual lançou, dentre outras, uma cor específica para os colecionadores de Souvenirs e outra para os apaixonados por postais, decidimos juntas, eu e Aline, fazer esse post para que eu falasse de minha paixão pelos souvenirs e ela da sua pelos postais, conforme abaixo:




Alguns postais da coleção de Aline


"Existem muitos blogs na internet que falam sobre viagens e viajantes... eu tenho fascínio por este blog porque a Beta Matos simplifica o caminho... ela mostra que não é tão difícil fazer o mapa da próxima partida e nos deixa cheio de coragem... 
Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo e é claro que existem mimos ao nosso redor que sempre ativarão nossa memória... Rubem Alves dizia que somos viajantes mesmo quando não viajamos e que viajamos sonhando sem mesmo sair do lugar... concordo com ele porque seja um souvenir, uma música, livro, foto ou qualquer coisa que lembre uma viagem faz muito bem ao cérebro e ao coração... foi assim que me senti ao passar por uma loja de cosméticos e observar a nova coleção de esmaltes da Risqué chamada #Colecionistas. Sou colecionadora de cartões postais e a Beta Matos coleciona souvenirs e assim que falei com ela sobre a referida coleção, decidimos comprar os dois esmaltes e cada uma pintar a cor de sua paixão... até porque Postais e Souvenirs falam muito sobre viagens... Vou contar um pouco sobre a minha paixão por postais, assim como a Beta fez acima sobre a sua relação com souvenirs...

Você deve estar se perguntando o porquê de colecionar... e eu vou explicar com uma frase do Geraldo de Andrade Ribeiro Jr: '...colecionar poderia ser considerado apenas como uma forma de entretenimento, um simples "hobbie". Mas, uma análise mais atenta, logo demonstra tratar-se de uma atividade mais profunda e importante: o colecionismo, além da ideia básica de entretenimento, é uma arte e uma ciência e desenvolve o aprendizado, sendo uma atividade cultural por excelência.". Achei essa explicação dele divina!
Aos 8 anos, comecei colecionando selos e aos 14 anos entrei para uma organização internacional de correspondências e foi quando aconteceu a expansão das minhas coleções e o foco em selos, postais, mapas, moedas e marcadores de páginas. Mas como Nietzsche já dizia que de duas coisas, uma é mais necessária que a outra, eu confesso que POSTAIS arrebatam minha alma... não é apenas uma fotografia, não é apenas uma imagem... o postal fala sobre quem envia, sobre os lugares e sobre você mesmo... é uma redescoberta... uma reconstrução... somos instigados a nos mergulhar em uma pesquisa quando algum postal transporta uma imagem de um lugar ou de uma pessoa que não ouvimos falar... e nessa pesquisa viajamos... sem sair do lugar... é uma importância didática, histórica e cultural... ou como diria Rita Lee: "Tudo é tão simples que cabe num cartão-postal.". @alinebgusmao




Nenhum comentário:

Postar um comentário