Pequenas Recordações

Pequenas Recordações

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PARIS


Paris... Ah, Paris... Que cidade apaixonante!!! Falar que Paris é uma das cidades mais belas do mundo é clichê, eu sei. Mas o que posso dizer se não isso, se de fato é o que penso?
Essa cidade encanta quem a visita pelo clima romântico que a cerca, seja pelas margens do Rio Sena que a corta, por sua bela arquitetura, seja pelos seus parques e jardins de vegetação bem cuidada em tantas partes da cidade, sobretudo, em frente à Torre Eiffel onde os casais se encontram para fazer piquenique e trocarem juras de amor. Não é à toa que muitos casais vão a Paris passar lua de mel ou até mesmo fazer sessões de fotografia vestidos de noivos por lá, sobretudo os orientais.

A) COMO CHEGAR:

Todas as vezes que visitei Paris, viajei pela TAP - Transportes Aéreos Portugueses, cujo voo tem conexão em Lisboa.
A entrada por Portugal é mais tranquila para nós brasileiros, devido ao idioma ser o mesmo.
Site:  www.flytap.com/Brasil/PTBR/Homepage


B) ONDE SE HOSPEDAR:

Já estive em Paris várias vezes e me hospedei em alguns hotéis, mas aqui indicarei apenas aqueles que considero, dentre os que me hospedei, serem os melhores. Eles são de categoria turística/econômica. A escolha desses dois hotéis se deu, sobretudo, pela proximidade com a Torre Eiffel e a possibilidade de chegar até esse monumento a pé. Outro aspecto, que também foi levado em consideração, foi a disponibilidade de uma estação de metrô a poucos metros desses hotéis, o que facilita bastante a locomoção, visto que o transporte público funciona muito bem.

- Hotel Beaugrenelle Tour Eiffel - este hotel é simples, mas confortável e bem localizado. Quando digo isso me refiro à proximidade com a Torre Eiffel, pois se pode ir a pé à Torre em, aproximadamente, 10 minutos. O café da manhã é bem básico.
Site:  www.hotelbeaugrenelle.com/

*Estação de metrô: Dupleix

- Hotel Arley Tour Eiffel - este hotel é igualmente simples, confortável e bem localizado, como o citado acima. Inclusive, está situado na mesma rua. Quanto ao café da manhã, não tenho informações, pois não contratei esse serviço quando da reserva.
Site: www.hoteleiffeltower.com/

*Estação de metrô: Dupleix

OBS.: há nas proximidades, locais para fazer refeição, como: cafeterias, restaurantes, fast food, etc..

INTERESSANTE: há aos domingos, pelo menos no verão, uma FEIRA LIVRE (Marché Grenelle) que tem seu início na estação de metrô Dupleix. Nela são vendidas comidas prontas, verduras, frutas, legumes, souvenirs, roupas, etc..

C) O QUE FAZER:

Paris, assim como a maioria das grandes cidades da Europa, conta com o chamado ônibus de turismo hop-on hop-off, ou seja, uma espécie de transporte que permite ao usuário decidir quais pontos turísticos visitar, quanto tempo ficar, descer ou não no ponto turístico, se quer conhecer tudo em um ou em dois dias, se quer repetir algum lugar, etc.. Para mim, esta é a melhor forma de conhecer uma cidade, pois gosto de fazer meu próprio roteiro, de acordo com meus interesses e de minha família.

D) COMO COMPRAR O PASSEIO DO ÔNIBUS HOP-ON HOP-OFF:

Como a hospedagem sugerida é próxima da Torre Eiffel, o local para pegar o referido ônibus, para quem se hospedar nos hotéis indicados, é justamente lá. Sendo assim, a Torre será o primeiro ponto turístico visitado. Para quem se hospedar em outro local, deverá verificar no roteiro do ônibus qual o ponto de parada mais próximo de seu hotel.
O bilhete pode ser comprado no próprio ônibus ou pela internet. Em Paris, há várias empresas que oferecem esse tipo de serviço. Então, deve-se verificar os roteiros, o preço, o tempo que se deve esperar para pegar o próximo ônibus, o horário que começa e termina o circuito... enfim, todos os detalhes para que se possa escolher a melhor opção.
MINHA DICA: observe, principalmente, o tempo de espera para pegar o próximo ônibus, pois, se for muito longo, pode prejudicar o passeio, não dando tempo de visitar todos os pontos turísticos que se pretende conhecer. Antes de decidir, procure observar as linhas de ônibus hop-on hop-off que passam com mais frequência à frente do ponto turístico em que for comprar o bilhete.

E) NÃO POSSO DEIXAR DE VER:
Seguem abaixo alguns dos lugares mais interessantes que conheci através do ônibus hop-on hop-off, com suas respectivas estações de metrô, para aqueles que desejarem fazer o passeio, em outra oportunidade, de forma independente:

1- Torre Eiffel / Champ de Mars: essa torre imponente, símbolo de Paris, dispensa apresentações.
O que pode ser feito no local: apreciar a Torre por fora, subir e desfrutar da vista que suas paradas oferecem, além de fazer um piquenique no jardim do Champ de Mars, localizado a sua frente. Nas proximidades da Torre, pode-se passear de barco pelo Rio Sena, para conhecer pontos turísticos de outra perpectiva (alguns desses barcos oferecem no passeio almoço ou jantar – verificar dias e horários disponíveis), ver os famosos carrosséis, ir ao mirante do Trocadero e saborear um delicioso crepe com nutela nos quiosques de rua.

COM CRIANÇA: há à frente da Torre um carrossel e no caminho para o Trocadero há outro. Nas proximidades, há quiosques que vendem algodão-doce.
*Estações de metrô: Champ de Mars – Tour Eiffel e Bir-Hakeim



2- Trocadero: local de onde se tem uma bela vista da Torre Eiffel e de onde muitos turistas, das mais diversas nacionalidades, encontram-se para tirar fotos. No local, há museus, a sua frente, entre o Trocadero e a Torre, um belo jardim com fontes adornando e no caminho, entre um e outro, está o Aquarium de Paris Cinéaqua.
COM CRIANÇA: fazer uma parada no Cinéaqua. Embora não o conheça, esse é um passeio que recomendo, pois as crianças sempre se divertem em lugares como esse.
*Estação de metrô: Trocadero

3- Musée du Louvre: muito conhecido por abrigar famosas obras de arte, por ser um dos maiores do mundo e por sua bela e imponente arquitetura, sem falar nas fontes e na pirâmide de vidro, localizada a sua frente, que à noite acende e encanta ainda mais quem visita o local. Esse é um passeio que se deve fazer com bastante tempo livre e estar preparado para enfrentar grandes filas. No subterrâneo, há estacionamento, algumas lojas, restaurantes... uma pequena galeria comercial.
*Estações de metrô: Palais Royal / Musée du Louvre ou Louvre Rivoli




PASSEIO PARA  ADULTOS E CRIANÇAS:
4- Jardim de Tuileries: um dos belos jardins que existe em Paris, onde se pode levar as crianças para brincar ao ar livre, ler um bom livro ou fazer pique-nique. Nesse mesmo local, há (pelo menos no verão), um pequeno parque de diversões, mas bem diversificado. Para mim, a melhor de todas as atrações é a roda gigante, de onde se pode ter uma linda vista de Paris. Fica até difícil escolher o melhor ângulo para tirar fotos.
*Estação de metrô: Tuileries

OBS. 1: a roda gigante, localizada no pequeno parque de diversões desse jardim, pode ser vista da Pirâmide do Louvre, facilitando a descoberta do itinerário para chegar até lá.

OBS. 2: pela proximidade, pode-se visitar o Louvre e o Jardim de Tuileries no mesmo dia.

OBS. 3: as fotos abaixo foram tiradas de uma das cabines da roda gigante.




5- Notre  Dame: a Catedral de Notre Dame, que traduzindo para o português significa Nossa Senhora, foi construída em estilo gótico e encanta quem a visita. Nela foi realizada a beatificação de Joana D’Arc. Na praça a sua frente, há uma pedra com uma rosa dos ventos de bronze estabelecendo o local como marco zero das distâncias das rodovias na França.
*Estação de metrô: Saint-Michel

6- Opera Nacional de Paris – Palácio Garnier: prédio de arquitetura imponente onde são realizadas importantes apresentações de teatro, música e dança.
*Estação de metrô: Opera

7- Galeries Lafayette: prédios de compras onde se pode encontrar artigos de grifes famosas. Cada andar é destinado a um tipo de produto, como por exemplo: um só para cosméticos, outro só para roupas femininas, outro só para roupas masculinas e assim por diante. Vale a pena conhecer e gastar “alguns bons euros” por lá. rsrsrs
*Estação de metrô: Chaussée d'Antin ou Opera

OBS.: devido à proximidade da Opera Nacional de Paris e Galeries Lafayette, pode-se visitá-las no mesmo dia.

8- Champs Élysées: avenida mais famosa e chique do mundo, na qual se encontram lojas das mais conhecidas grifes internacionais e dos mais variados ramos, desde o automobilístico até o de vestuário. Após apreciar e aproveitar o que essa bela avenida arborizada oferece, pode-se sentar em uma das mesas ao ar livre (pelo menos no verão essas mesas estão disponíveis) dos mais diversos restaurantes ou cafeterias para descansar e saborear as opções disponíveis.
*Estação de metrô: Charles de Gaulle – Étoile


9- Arco do Triunfo: esse monumento, depois da Torre Eiffel, acredito ser o mais conhecido da França. Foi construído em homenagem às conquistas de Napoleão Bonaparte.  Abaixo do Arco do Triunfo, há uma espécie de túmulo onde foram colocadas as cinzas de um soldado desconhecido. Esse monumento é aberto à visitação e do topo pode ser ter uma linda vista da cidade.
Estação de metrô: Charles de Gaulle – Étoile (sáida: Wagran)



Lugares, fora do roteiro do ônibus hop-on hop-off da empresa que me utilizei dos serviços,  que recomendo:

ÁREA MODERNA E FUTURISTA DE PARIS:
           
10- Arco de La Défense: um arco de grande porte construído na área moderna e futurista de Paris, onde está localizado o seu centro financeiro. Tive uma grande surpresa ao visitar pela primeira vez essa região, pois nunca havia ouvido falar que em Paris houvesse uma região com prédios altos e de arquitetura moderna. É um belo contraste que vale a pena ser conhecido e divulgado.
COM CRIANÇA: Nesse local, pode-se, também, fazer compras, pois há um shopping com lojas de grife, praça de alimentação e um pequeno espaço de entretenimento para crianças.

Site: http://www.grandearche.com/

Estação de metrô: La Défense

PASSEIO QUE SE PODE FAZER DE DIA E DE NOITE

11- Montmartre: o bairro de Montmartre reúne uma grande variedade de atrativos turísticos que passam por sua arquitetura, bares, restaurantes, cafeterias, artistas de rua, a famosa casa de shows Moulin Rouge e a Basílica do Sagrado Coração, que, com sua arquitetura imponente, encanta que visita esse bairro.

a) Basilique du Sacre Coeur de Montmartre: a Basílica do Sagrado Coração está localizada na parte alta da cidade e a sua frente há um mirante que oferece uma bela vista de uma grande parte de Paris, cuja visão pode ser melhorada através dos binóculos disponíveis no local. À frente da Basílica há, também, uma escadaria, onde os jovens se reúnem e fazem apresentações musicais, piquenique, batem papo e observam a linda vista dessa apaixonante cidade.

Site:  http://www.sacre-coeur-montmartre.com/

COM CRIANÇA: pelo menos no verão, há um trenzinho que faz um pequeno passeio pelo bairro.
Estação de metrô: Anvers

GARIMPO (COMPRA DE SOUVENIRS):

DICA: À frente da estação de metrô Anvers, há uma rua com muitas lojas de souvenirs com preços mais acessíveis do que em outras partes da cidade, além de ter uma boa variedade de produtos. Faço minhas comprinhas de lembranças por lá. Recomendo!

b) Place du Tertre: é uma praça localizada próximo à Basílica do Sagrado Coração de Montmartre, onde se pode fazer uma pausa para descanso em um dos restaurantes, cafeterias, lanchonetes, sorveterias... disponíveis no local, cujas mesas estão dispostas também nas calçadas, pelo menos no verão, e no centro da praça também há restaurantes. São muitas as opções.  Nessa mesma praça, há artistas de rua com seus quadros pintados ou telas em branco prontas para serem preenchidas com os rostos das pessoas que por ali passam.
Estação de metrô: Anvers

OBS.: pode-se vistar a Basílica do Sagrado Coração de Montmartre e a Place du Tertre no mesmo dia, devido à proximidade.


PASSEIO PARA ADULTOS (COM ESPÍRITO JOVEM) E CRIANÇAS:

12- Disneyland Paris: além dos Estados Unidos, a Disney possui alguns parques espalhados pelo mundo, dois deles estão em Paris, o Disneyland Paris e o Walt Disney Studios Park. O primeiro parque encanta não só pelos brinquedos disponíveis, mas também pela espécie de vila de casas e coreto assemelhados a uma cidade de contos de fadas, pelos seus personagens que aparecem para tirar fotos com os visitantes, pelo desfile destes em carros temáticos ao final do dia e, sobretudo, pelo Castelo da Cinderela, que aguça o imaginário infantil e também dos adultos, que recordam seus sonhos de criança. Já o Walt Disney Studios Park atrai, principalmente, pela curiosidade dos visitantes em conhecer um pouco dos truques utilizados na elaboração dos filmes. Há opção de ingresso de 1 a 5 dias e para 1 ou 2 parques. 

Site:  http://www.disneylandparis.pt/

Estação de metrô: Marne-la-Vallée-Chessy (tipo de linha: RER A)

OBS.: é muito fácil chegar à Disneyland Paris usando o metrô como transporte, visto que há uma parada em frente à entrada do parque. É mais barato ir independente do que contratar um pacote de turismo para fazer esse passeio.


O QUE VESTIR:

Já visitei Paris em duas estações do ano diferentes: primavera e verão.
Na primavera, deve-se usar bastantes agasalhos, pois o vento é sempre muito forte e deixa a sensação de estar uma temperatura mais baixa do que realmente está.
Já no verão, pode-se usar as roupas que estamos acostumados a usar nessa mesma estação aqui no Brasil. Porém, ter sempre disponível um casaquinho leve para o caso de mudar o tempo.

Essas são minhas dicas para curtir Paris. Espero ter ajudado! Au revoir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário