Pequenas Recordações

Pequenas Recordações

segunda-feira, 27 de abril de 2015

FLORIANÓPOLIS


Florianópolis, a capital de Santa Catarina, que tem sua extensão compreendida entre o continente e a ilha, possui muitas atrações turísticas, dentre elas sua famosa ponte pênsil, cujo nome é Hercílio Luz, o Mercado Público, além das muitas belas praias espalhadas pelo seu município. 


Foto montagem - Criador de Colagens

1. COMO CHEGAR:

Já visitei “Floripa”, como é chamada carinhosamente, através das companhias aéreas Gol Linhas Aéreas Inteligentes e TAM Linhas Aéreas, mas há outras companhias aéreas que também fazem essa rota.

2. ONDE SE HOSPEDAR:

Há muitas opções de hotéis espalhadas pela cidade, mas tratarei aqui daqueles que já tive a experiência de me hospedar e recomendo:

- Hotel Baía Norte: fica localizado na orla de Florianópolis, próximo à Ponte Hercílio Luz. É um hotel de ambiente agradável que possuí um bom restaurante, acomodações confortáveis, piscinas e estacionamento.

- Hotel Ibis Florianópolis: bem localizado, com quartos confortáveis, café da manhã pago à parte, no padrão da rede ibis.

3. COMO VISITEI OS PONTOS TURÍSTICOS?

Os pontos turísticos do Centro costumo visitar a pé, uma vez que fico hospedada nesse bairro. Já os outros, visito utilizando os serviços da empresa Itaguatur.

DICA: para aqueles que desejarem ir às praias por conta própria, há um terminal de ônibus no centro da cidade de onde partem ônibus para esses locais, é o Terminal de Integração Centro – TICEN.

4. LUGARES QUE RECOMENDO:

A) No Centro:

1. Ponte Hercílio Luz: a bela ponte pênsil símbolo de Florianópolis.




2. Mercado Público: local que além de fazer jus à sua função, também possui restaurantes e bares, além de ter apresentações artísticas, eventualmente, em sua parte central. Dentro do Mercado, o Box 32 atrai muitos visitantes que vão à procura das iguarias feitas com frutos do mar, sua especialidade.




3. Rua Felipe Schimdt: rua pedonal repleta de lojas, centro comerciais, bares, restaurantes... Um bom local para passear e fazer umas comprinhas.

Foto gentilmente cedida por Seval Tayse
                                      
4. Praça XV de Novembro: uma grande praça localizada na região central de Florianópolis onde, além de ter muitas árvores proporcionando sombra para quem se dispõe a sentar nos bancos ali dispostos, está a enorme figueira centenária que encanta a todos com seu tamanho e impressiona também pelos seus longos galhos segurados por hastes de metal.

LENDA LOCAL: se a pessoa der 3 voltas ao redor da figueira, voltará à Florianópolis e se der 7 voltas, atrairá casamento.


Foto gentilmente cedida por Seval Tayse

Foto gentilmente cedida por Seval Tayse

5. Catedral de Florianópolis: está localizada em frente à Praça XV de Novembro.



6. Av. Beira Mar Norte: fazer uma caminhada ou pedalar em sua ciclovia, apreciando a bela orla e a vista da Ponte Hercílio Luz.



Praça Esteves Júnior - na Av. Beira Mar Norte


OBS.: todos esses pontos turísticos localizados no Centro podem ser visitados no mesmo dia, devido à proximidade.

B) Praias:

1. Ribeirão da Ilha: praia de mar calmo, onde há criação de ostras, atividade da qual muitos moradores da região sobrevivem. Esse bairro, repleto de casas no estilo açoriano, possui muitos restaurantes especializados em frutos do mar.




2. Morro das Pedras: uma praia com ondas fortes, apropriada para o surf. Lá está localizada a Casa de Retiros Vila Fátima, na qual há um mirante de onde se pode ter uma bela vista dessa praia.


Foto tirada do Mirante da Casa de Retiros Vila Fátima

3. Praia da Joaquina: conhecida mundialmente pelos campeonatos de surf que acontecem por lá. As rochas com vegetação em seu lado esquerdo chamam a atenção de quem visita essa praia, sem falar das dunas que também são um de seus atrativos, onde há a prática do surf de areia.





4. Barra da Lagoa: é bastante procurada para um banho de mar. Nesta praia, há muitos bares, restaurantes e lojinhas de artesanato.




5. Jurerê Internacional: esta praia de mar calmo é conhecida pelo requinte de suas mansões, pelos automóveis de luxo de seus moradores, pelos bares, restaurantes, hotéis e pelas muitas festas que acontecem por lá, o que justifica o apelido recebido de “a Miami brasileira”. Seu reveillon é um dos mais badalados do país, sendo muito freqüentado por artistas famosos.

Foto gentilmente cedida por Seval Tayse 

Foto gentilmente cedida por Seval Tayse 

 Foto gentilmente cedida por Seval Tayse

6. Canasvieiras: praia de mar calmo, o que atrai muitos banhistas. Possui boa infraestrutura de bares e restaurantes. É muito procurada pelos turistas.


7. Ingleses: possui boa infraestrutura de bares e restaurantes. Há local em que o mar é bom para o banho. Essa também é uma das praias mais procuradas pelos turistas.


SUGESTÃO DE PRATO PARA PEDIR EM UM DOS RESTAURANTES DAS PRAIAS: sequencia de camarão. Como o próprio nome sugere, há a oferta de camarão preparado de diversas maneiras, dentre elas, empanado e ao alho e óleo, e uma porção de peixe, acompanhados de arroz, batatas fritas e pirão.

C) Lagoas:

1. Lagoa do Peri: localizada na região sul da ilha, é um local tranquilo para ir com a família. Há área para piquenique, um parquinho para as crianças se divertirem, trilhas, além de poder se banhar nas águas da Lagoa.







2. Lagoa da Conceição: essa lagoa também é bastante frequentada por pessoas que querem praticar esportes náuticos, andar de pedalinhos, jogar frescobol, curtir a natureza, etc..







- Mirante Ponto de Vista: desse mirante se pode ter uma bela vista da Lagoa da Conceição.






Se quiser ver um pouco mais de Florianópolis, assista ao vídeo abaixo:




Gostou dos atrativos dessa bela cidade? Pois, então, acompanhe as próximas postagens para descobrir os belos lugares que se pode visitar estando hospedado em Floripa.

4 comentários:

  1. Nossa quanta coisa bacana, quanto local bonito para se visitar, puxa irá entrar no meu próximo plano de viagem rsrsrs.
    Beijussssss show este post aqui
    Beijus Jenny!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, Jenny, Floripa tem muita coisa bacana para fazer. Vale a pena planejar uma visita para curtir as muitas opções de entretenimento que há por lá. Bjos

      Excluir
  2. Ficou maravilhoso, Aninha! ADOREIIIIIIIII Que lugar chato de tão lindo, né?KKKKKKKKKKKKKKK. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Carlinha? Linda demais essa cidade. Bjos

      Excluir